top of page

Conta de Facebook hackeada ou com vírus - Como resolver?


Origem da imagem: Pixabay

Como aconteceu comigo, mas pode acontecer com qualquer pessoa, decidi voltar a partilhar no novo blog este post para vos prevenir e ajudar a solucionar este tipo de situação.

Há cerca de um ano a minha conta de FB foi "hackeada". Apenas detetei por intermédio de amigos que me alertaram de likes e atividade estranha proveniente do meu perfil pessoal. Ao que parece "moi, je" estava a fazer likes em todo o tipo de página, incluindo páginas de animais, viagens, árabes, clubes de futebol, modelos masculinos, etc.

Confesso que "paniquei" um pouco mas tratei logo de tentar perceber o que se passava e resolver a situação. Li um pouco sobre um vírus que tinha este tipo de causa e que, além disso, enviava mensagens e pedidos de amizade (fiquei azul).

Comecei por verificar o meu registo de actividade e percebi que os "Gostos" não tinham fim. Mas ao menos não haviam pedidos de amizade nem mensagens (Ufa!). Parecia que eu não fazia mais nada da vida, era só colocar likes em páginas, inclusive de madrugada. A esta altura já estava certa de que se tratava de um vírus.

Fui então às definições do FB e mudei a password. Quando o fazemos, surge a questão de terminarmos sessão em todos os outros dispositivos, o que aceitei. Após esta fase é possível ver os acessos e aparelhos usados (que podemos desassociar à conta). No meu caso aparecia:

-> Sessão iniciada em Android (Ok, é o meu telemóvel)

-> Sessão iniciada no Chrome (browser da Google que uso, também batia certo)

-> Sessão iniciada em HTC (Aparelho que nunca tive na vida nem utilizei!!!)

Este último ponto foi o que me fez duvidar entre vírus ou hacker. De qualquer modo, alterar a password pareceu ter resultado.

Curiosamente algo do género voltou a acontecer ontem. Recebi uma mensagem de uma amiga com um link com a minha foto de perfil e, descartando a possibilidade de ser vírus, abri. Por sorte, fiz isso através do telemóvel, e como li mais tarde que este tipo de vírus se propaga pelos navegadores (PC), concluí que foi a minha sorte.

Deixo-vos abaixo os passos que devem seguir caso tenham de lidar com este tipo de situação:

- Apagar a mensagem com o vírus imediatamente;

- Mudar a password da conta;

- Desassociar todos os aparelhos em que existem registos de início de sessão;

- Analisar o registo de atividade para verificar os "estragos" (eu estive um tempão a retirar likes);

- Verificar e limpar todas as aplicações associadas ao perfil e eliminar as suspeitas;

- Limpar histórico, cache e cookies do v/ computador e telemóvel;

- Activar o início de sessão segura associado ao telemóvel (este método é extremo e se for ativado, sempre que iniciarem sessão ser-vos-á enviado um código para o telemóvel que tem de ser introduzido para autorizar o login);

- Deixar uma mensagem na v/ cronologia a alertar os v/ amigos da situação;

- Nunca deixar a sessão iniciada em nenhum computador.

E basicamente isto deve resolver e/ou prevenir este tipo de situação.

Fica o alerta.

Já vos aconteceu este tipo de situação? Como resolveram?

Beijinhos *

Liz Pereira

 A blogger: 

Introvertida aspirante a escritora que tende a confiar mais no papel do que nas pessoas. Apreciadora de produtos de beleza, música que arrepia, trocadilhos e clichés, ela sonha viajar pelo mundo e conhecer lugares que lhe alimentem a inspiração, o saber e a alma.

Liz Pereira
 Fica a par das novidades 

Coloca aqui o teu email

E fica a par de todas as novidades!

 Arquivo: 
 POSTS recentes: 
 Instagram: @lizpereirablog 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page