Tipos de colegas de trabalho
- Liz Pereira
- 4 de nov. de 2016
- 4 min de leitura

Tão importante quanto gostar do nosso trabalho é estar confortável no ambiente do mesmo.
Como eu costumo dizer, passamos mais tempo com os nossos colegas de trabalho do que com a nossa família, pelo que é necessário fazer um esforço para manter o bom funcionamento das tarefas e bem-estar uns dos outros. Isto é crucial para acordarmos motivados para ir para o emprego.
O que é certo é que não somos todos iguais, nem estamos todos os dias a 100% emocionalmente, o que influencia a nossa postura e garante a diversidade de posturas a nível laboral.
Posto isto, enumero abaixo os 13 tipos de colegas de trabalho que agrupei, tendo em conta a minha experiência profissional e a dos que me são próximos.
O maratonista
Todos temos aquele colega de trabalho que caminha quilómetros enquanto fala ao telemóvel. Tudo à sua volta parece deixar de existir e ele caminha de forma automática e sem rumo, focado na conversa que está a ter.
Nota: Esta é uma boa altura para lhe perguntar qualquer coisa, cuja resposta queiramos que seja positiva, pois para nos despachar ele vai dizer que sim a tudo.
O bomba relógio
Este tipo de colega é o que não lida tão bem com a pressão e que quando está muito atarefado "dispara" para todo e qualquer ser que o importune. Sejam sensatos e apenas o interrompam (nas alturas complicadas) se o assunto for mesmo muito importante e/ou se gostarem de viver no limite, pois arriscam-se a ser atingidos por uma palavra perdida.
O mal disposto
Aquele que nem responde, ou sequer olha na tua cara, quando lhe dás bom dia. É muita alegria e motivação numa pessoa só. Só que não. O problema é que poderá contagiar os outros, por isso, é preciso saber abstrair-se e/ou cooperar para a melhoria do humor do colega.
O ocupado
Tem sempre coisas mais importantes para fazer quando lhe pedem algo. E, embora possa ajudar, deixa claro que tem de parar o seu trabalho para o fazer. Isto porque está sempre muito ocupado, claro está.
O intriguista
Felizmente nunca tive de lidar com este tipo de colega, mas toda a gente conhece o "tipo". Aqui enquadram-se aqueles que ouvem aqui e falam acolá. São peritos em críticas destrutivas e desgraçados dos colegas caso este ser caia nas boas graças do chefe. Provavelmente o resultado será uma tempestade de mal entendidos que causará mau ambiente e desmotivação dos restantes.
O empurra
É parecido com o ocupado mas, em vez de reclamar e cooperar, empurra as tarefas solicitadas para os outros colegas. É de salientar que há situações que têm mesmo de ser tratadas por outras pessoas, e portanto, os assuntos têm de ser imperativamente reencaminhados.
O mirone
Ele é discreto, mas repara no que tu vestes, calças, os acessórios que usas e até se ganhaste ou perdeste peso. Porém, também nota quando estás mais em baixo e sabe brincar, implementando o teu look como tema, quando é necessário animar-te.
O benevolente
É o "colega modelo". O benevolente contagia com a sua boa disposição e vontade de ajudar tudo e todos, independentemente das palavras menos boas que possa ter recebido de um ocupado ou mal disposto. É profissional e a sua postura e boa vontade também são contagiantes.
O engraçado
Este é o "piadético" do pedaço. Tem sempre respostas engraçadas preparadas e uma panóplia infinita de piadas secas na memória, que introduz sempre que a oportunidade na conversa surge. Por essa razão, tem a capacidade de melhorar o nosso humor naqueles dias menos bons.
O socorrista
Anda sempre a correr (quase literalmente) de um lado para o outro, atropela tudo e todos e reclama a prioridade para as suas tarefas. É um pouco como o ocupado, mas só respira quando todos os assuntos de sua responsabilidade estão resolvidos.
O técnico
Geralmente é (ou acha que é) entendido em informática e em tudo que é maquinaria e tecnologia. Critica desde o anti-vírus que tens no PC às aplicações que tens instaladas no telemóvel, que considera sempre lixo e desnecessárias. O DJ Este é aquele colega que gosta de ouvir música a seu gosto e "obriga" os outros a ouvi-la também. Deixa o escritório num ambiente que, por vezes, nos faz sentir que entramos na Bershka ou na feira medieval (dependendo do seu estado de espírito). Há alturas em que chega a dar vontade de perguntar quanto é o consumo mínimo, tal é o mood sunset que ele cria.
O teorista
Para este colega "divagação" é a palavra de ordem. Principalmente quando estamos com pressa e precisamos de respostas objectivas como "Sim" ou Não". Tem uma tremenda capacidade de associação de ideias e da sua interligação, originando conversas longas que às vezes até atrasam processos. Contudo, não deixa de ter a sua piada quando começa a discutir a origem do universo, mesmo que apenas lhe tenhamos perguntado as horas, por exemplo. Apesar de todos os nossos defeitos e manias, a prioridade a ter em conta é a de que o ambiente saudável no emprego prospere. Não sejam tão rígidos. Sejam pacientes e compreensivos uns com os outros. E, sempre que possível, brinquem, divirtam-se, dentro do permitido, e do bom senso claro, sem fugir aos deveres e responsabilidades exigidos no vosso posto. Eu até poderia escrever sobre mais uns quantos tipos de colegas, mas o post ficaria enorme. E obviamente que este texto trata a minha perspectiva de ambiente laboral de uma forma mais engraçada (ou pelo menos tentei que assim fosse). Algum destes tipos de colegas vos fez lembrar alguém ou até de vocês mesmos? Que vos parece? Bom trabalho!
(Origem da imagem:
http://www.success.com/article/should-you-hang-out-with-co-workers-outside-the-office)
コメント